Marina Abramović é um nome incontornável da performance. Desde os anos 70 do século passado tem levado a público varias obras em que desafia os limites do corpo e da mente, e a relação com o público.

Neste livro de memórias, leva-nos numa viagem que começa em Belgrado, na antiga Jugoslávia, e corre o mundo todo, com paragens obrigatórias em Amsterdão e Nova Iorque, locais onde Marina se estabeleceu.

Desde as origens familiares nada fáceis, até à emancipação, ficamos a conhecer mais sobre a vida da artista que hoje em dia arrasta multidões.

Ficamos a conhecer a sua relação com Ulay, que a marcou no bom e no mau sentido, e que teve fim numa memorável performance em que ambos percorreram a pé a Grande Muralha da China, em sentidos opostos,  encontrando-se no meio.

Ficamos também a saber mais sobre grande parte das suas performances. Destaco uma das mais recentes, e que mais sucesso teve: “The Artist is Present”, apresentada no MoMA de Nova Iorque, em que Abramović  permanece 700 horas sentada quase imóvel numa cadeira. A obra foi vista por mais de 750 mil pessoas ao longo de 3 meses.

Este é um excelente livro para fãs da artista, mas também para quem queira conhecer melhor um dos nomes mais marcantes da arte da performance contemporânea.

Walk Through Walls
de Marina Abramović
Edição: Crown Archetype
(Comprar em Wook | Amazon US | Amazon UK)

Categorias: Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *