O que escrever sobre UM PASSO ATRÁS? Perante esta pergunta “talvez se revele o desejo de ser inútil.” E se uma reflexão sobre este espetáculo, que deambula entre o “ter de fazer” e o “preferir não fazer”, fosse uma folha em branco? Mas ao refletir sobre essa possibilidade, ao enuncia-la aqui, o desejo de ser inútil já não se concretiza.

Os auéééu tentam demonstrar em cena a (im)possibilidade de (não) fazer nada. Com um humor desconcertante, este espetáculo deixa-nos na constante expectativa de quando é que a piada se transformará em assunto sério; o que acontece quase sempre.

São questionadas posições como a de espectador entretido; de “ bebé ao colinho da mamã”; de cidadão europeu a assistir a uma crise de valores; de cidadão ocidental privilegiado ou a de apresentadora de programa da manhã. E perante esta sucessão de sketches, vão sendo identificadas referências e problemas que talvez precisem de ser resolvidos, mas talvez possam esperar mais um bocado, porque agora estamos a fazer nada.

Será que estamos a dar um passo atrás para poder dar dois à frente, ou será que estamos apenas a regredir?

Com a habitual mestria da companhia no uso de recursos multimédia, UM PASSO ATRÁS, revisita o ambiente cinematográfico dos auéééu, enquanto, ao mesmo tempo, nos presenteia com deliciosos recursos teatrais.

Um Passo Atrás, de auéééu Teatro
20 a 23 de março 2019
Rua das Gaivotas6
Lisboa

criação e produção auéééu -Teatro
com Vânia Ribeiro, Sérgio Coragem, Filipe Velez, João Santos, Jean Louis Silva, Miguel Cunha e Beatriz Brás
apoio à criação Frederico Barata e Joana Manaças
produção Raquel Matos
co-Produção Espaço do Tempo
desenho de luz Rui Seabra
cartaz Filipe Andrade
com o apoio SPA, AGECOP e GDA
parcerias Materiais Diversos, Videolotion, Gerador, Livraria Ferin, Peixola, Espumantaria, Rua das Gaivotas 6
agradecimentos David Antunes, Francisco Luís Parreira, Statt Miller, Vitorino Coragem, Materiais Diversos, Câmara Municipal de Estremoz, Câmara Municipal de Lousã, Câmara Municipal de Vouzela.

Categorias: Teatro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *