Carolina Campos, Márcia Lança, Joana Levi, Cleo Tavares, Ana Libório e Paula Sá Nogueira. São as seis mulheres que dão corpo, além da própria Sónia Baptista, à sua mais recente criação “Triste in English from Spanish”.

Respondendo ao desafio de Gil Mendo e Francisco Frazão, programadores na Culturgest de dança e teatro, a performer criou um espectáculo que ronda os temas do feminismo, do fim do mundo e, sempre subjacente, da depressão e tristeza.

O espectáculo começa e termina com um soliloquio de Sónia Baptista, em que responde a uma série de questões sobre a tristeza e afins. No meio ou, como a artista lhe chamou, no “recheio opíparo entre dois soliloquios”, as restantes performers entram em acção. Vários quadros se seguem, de entre os quais uma sessão de boob painting a remeter para o feminismo, uma acção de destruição (reconfiguração) de caixas de cartão, e uma série de “statements” sobre o estado do mundo e das pessoas nesse mundo.

Figura omnipresente é o urso branco, vestido por Paula Sá Nogueira que, alternando a voz da razão (reality checks), o questionamento, e o humor, pontua a acção.

Esta performance/teatro/dança é uma recordatória de que o mundo precisa de ajuda. Ou, como ouvi num espectáculo recente, “life is a fucked up mess”.

Entrevista de Sónia Baptista ao Coffeepaste, a propósito do espectáculo, onde também fala do seu percurso

24-26 Novembro 2017
Culturgest
Lisboa

Um projeto construído por Sónia Baptista, Carolina Campos, Márcia Lança, Joana Levi, Cleo Tavares, Ana Libório, Paula Sá Nogueira, Raquel Melgue, Aya Koretzky, Gabriela Salazar, Daniel Worm, Lara Boticário, Lara Torres, Héloise Marechal, Raw Forest, Sonja, Bleid, Stephanie Spindler, Ana Vidigal, Anne-Sophie Tschiegg, Joana Dilão, Cláudia Duarte, Liliana Coutinho, Patrícia Azevedo da Silva, Maria Sequeira Mendes, Júlia Rocha, Marília Garcia, Angélica Freitas, Carla Diacov, Nina Rizzi, Adelaide Ivánova, Ingrid Carrafa, Virna Teixeira, Francine Jallageas, Júlia de Carvalho Hansen, Rita Isadora Pessoa, Érica Zingano, Aimée Pedezert, Isidro Paiva, Agapi Dimitriadou, Carolina Barreiros
Projeto financiado por DGArtes Coprodução Culturgest Produção AADK Apoios Alkantara, Gaivotas6, O Armário – Arte Ilimitada, TAGV, O Espaço do Tempo, Kubik Galeria, Centro Cultural VilaFlor – Candoso, Cão Solteiro, Galeria Monumental, Teatro Sá da Bandeira, FabLab

Imagem de Raquel Melgue

Categorias: Performance

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *