Raro é o espectáculo que me faz chorar uma vez. O que dizer de um que me faz chorar duas vezes? “Sopro”, o mais recente trabalho de Tiago Rodrigues, teve esse efeito. Desenganem-se, no entanto, se pensam que é uma obra pesada. Não é o caso, pois também ri muito. Apenas os momentos tocantes são mesmo tocantes.

A premissa para este espectáculo era colocar em palco uma figura habitualmente invisível: o ponto. A Cristina Vidal, ponto do Teatro Nacional D. Maria II há mais de 25 anos, coube essa função. Sempre visível, vai pontando os actores que nos remetem para a sua história, para a história do teatro, e para a história dos que que nele habitam. Num misto de ficção e realidade, Tiago Rodrigues prende-nos do principio ao fim com histórias, memórias, e outras peças dentro da peça, entrelaçadas com mestria.

Os actores (Beatriz Brás, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Sofia Dias, Vítor Roriz) são seguríssimos, não tivessem a ponto sempre por perto, e emprestam emoção e humor em doses certas.

Se me pedirem uma expressão que me fique deste espectáculo, eu diria que trata de dar voz aos que não têm voz. Estarei a “ler” demais? Eu acho que não.

O vento sopra no inicio e no final do espectáculo. E que bons augúrios traz.

Entrevista de Cristina Vidal ao Coffeepaste

2-19 novembro 2017
11 a 19 janeiro 2019
Teatro Nacional D. Maria II
Lisboa

de Tiago Rodrigues
com Beatriz Brás, Cristina Vidal, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Sofia Dias, Vítor Roriz
ou Beatriz Brás, Carla Bolito, Cristina Vidal, Isabel Abreu, Marco Mendonça, Romeu Costa
cenografia e desenho de luz Thomas Walgrave
figurinos Aldina Jesus
sonoplastia Pedro Costa
assistente de encenação Catarina Rôlo Salgueiro
produção TNDM II
coprodução
ExtraPôle Provence-Alpes-Côte d’Azur, Festival d’Avignon, Théâtre de la Bastille, La Criée Théâtre national de Marseille, Le Parvis Scène nationale Tarbes Pyrénées, Festival Terres de Paroles Seine-Maritime – Normandie, Théâtre Garonne scène européenne, Teatro Viriato
apoio Onda
Categorias: Teatro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *