“Rabugices sobre os novos puritanos e outros agelastas” é o sub-título do novo livro de Ricardo Araújo Pereira, “Reaccionário com Dois Cês“. Mal comprei o livro tive de ir pesquisar o significado de “agelasta”. Ora, um agelasta é aquele que nunca ri, que não tem sentido de humor. E segundo o autor, e eu concordo, é o que não falta no nosso país.

O tema que vi mais presente no livro foi a liberdade de expressão. Araújo Pereira é seu defensor acérrimo, e argumenta eloquentemente nesse sentido. Outras temáticas vão desde o inevitável Donald Trump, à violência doméstica, ao sexo depois dos 50, passando pelas selfies, pelos indignados das redes sociais, não esquecendo a vagina de Marine Le Pen.

Publicado pela Tinta da China, o livro reúne crónicas escritas nos últimos 5 anos, e editadas por Bárbara Bulhosa. Divide-se em quatro capítulos: “Comente o Seguinte País”, “Admirável Facebook Novo”, “Então mas o Que É Isto?”, e “Assim Como Nós Não Perdoamos a Quem Nos Tenha Ofendido”. Segue-se a “A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar”, editado no final de 2016.

Se não se “indigna” com facilidade, se aprecia as crónicas semanais de RAP, e se se diverte com os seus comentários no programa “Governo Sombra”, certamente vai desfrutar deste novo livro. A mim, libertou-me várias gargalhadas sonoras ao mesmo tempo que me fez reflectir sobre temas relevantes da actualidade.

Reaccionário com Dois Cês
De Ricardo Araújo Pereira
Edição: Tinta da China
(Comprar em wook.pt)

 

Categorias: Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *