No livro “O Leopardo” de Lampedusa, a certa altura o velho principe diz algo como “uma casa para ser casa, não se lhe podem conhecer todas as divisões”. Nesta mostra que podem ver no Museu Coleção Berardo (CCB) podem conhecer todas as divisões… pelo menos as que estão visíveis.

A exposição está disposta nas diversas divisões que compõem uma casa. Em cada divisão, obras de vários autores coabitam e dialogam, recompondo essas secções à luz da respectiva arte.

A exposição junta mais de 100 objetos das coleções do Museu de Israel, Museu Coleção Berardo, Coleção Ellipse, assim como outras de coleções privadas, galerias e artistas de vários pontos do globo.

Entre os varios artistas presentes, chamaram-me a atenção obras de Jeff Koons, Gabriel Orozco, Takashi Murakami, Andy Warhol, Salvador Dali, Marcel Duchamp, e Man Ray.

Esta é uma selecção impressionante de nomes fundamentais da arte dos séculos XX e XXI. Para mim foi emocionante estar na presença da icónica “Fonte” de Duchamp, obra marcante do século passado e que a tantos inspirou.

Esta é uma exposição a que certamente voltarei, e que não devem perder.

Planta da exposição (retirada da folha de sala)

No Place Like Home
01 Março 2018 – 03 Junho 2018
Museu Colecção Berardo
Lisboa

 

Categorias: Exposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *