Elegância. Foi a palavra que várias vezes me ocorreu ao assistir à mais recente criação de Rafael Alvarez, “No intervalo de uma onda”. O artista esteve em residência no Japão e lá criou boa parte deste espectáculo. A imagem que lhe esteve na génese foi a obra do pintor japonês Hokusai, “A Grande Onda de Kanawaga”. A partir dela criou uma peça bela, cheia de detalhes, uns subtis, outros menos, em que todos os elementos presentes em cena desempenham um papel.

O objecto com que o artista interage do inicio ao fim tem várias leituras ao longo do espectáculo. Um livro, uma cama, um abrigo, uma onda, um plateau… tudo isto com uma simples “folha”.

Em resumo, e repetindo-me, esta é uma obra plena de elegância, com que Rafael Alvarez celebra 20 anos de actividade artística, que também será marcada pelo lançamento de um livro e com uma exposição de fotografia.

Rafael Alvarez em entrevista ao Coffeepaste, onde fala do seu percurso, do espectáculo, e do processo criativo.

1 a 4 de Novembro 2017
Negocio – ZDB
Lisboa

Direcção Artística, Coreografia, Interpretação, Cenografia, Vídeo e Figurino: Rafael Alvarez
Colaboração Artística (interpretação vídeo): Kotomi Nishiwaki
Direcção Técnica e Desenho de Luz: Nuno Patinho
Gestão e Produção: BODYBUILDERS / Rafael Alvarez
Apoio à Produção: João Leitão
Assessoria de Imprensa: Mafalda Simões
Assistência: Carlos M. Marques
Fotografia de Cena: Elisabeth Vieira Alvarez
Vídeo Promocional e Registo de Espectáculo: Vitor Rosário
Design Gráfico: Paulo Guerreiro
Coprodução: Festival Temps d’Images / Duplacena e BODYBUILDERS
Apoios em Residência: Ryogoku Bear (Tóquio), Ko Murobushi Archive (Tóquio), Micadanses (Paris), Le Carreau du Temple (Paris), Teatro Municipal do Porto, Campo Alegre (Porto), EIRA / Teatro da Voz (Lisboa), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)
Acolhimentos: BuOY Arts Centre (Tóquio), Ryogoku Bear (Tóquio), Negócio / ZDB (Lisboa), Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro), Livraria Palavra de Viajante (Lisboa)
Parcerias Mastercalsses: Escola das Artes / Universidade de Évora, Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha / Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Dança / Instituto Politécnico de Lisboa
Patrocínios: FUJIFILM Portugal, Companhia Portugueza do Chá – Vieira & Pinto
Apoio à Edição Livro: Susana Paiva
Apoio à Internacionalização: Fundação Calouste Gulbenkian
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes
Agradecimentos: LLLang Craighill, Kimiko Watanabe, Hideo Sekino / Rakuodan, Tânia Guerreiro, Bénédicte Goinard, Dai Matsuoka, Alkantara Festival.

Categorias: Dança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *