O PACAP – Programa Avançado de Criação nas Artes Performativas, é uma iniciativa do Forum Dança. É um percurso formativo e de criação com a duração de seis meses, em que os participantes criam um objecto artístico.  A primeira edição aconteceu de setembro 2017 a fevereiro 2018 e teve a curadoria de Patrícia Portela.

Foi no PACAP que os caminhos de Anthi Kougia e Mafalda Miranda Jacinto se cruzaram, e logo surgiu uma parceria, que, no final do percurso, deu origem a “Mosquito”.

Questionar, discutir, por em causa… As performers fazem-no durante os cerca de 50 minutos da performance, ora enfrentando-se, ora apoiando-se mutuamente, ora afastando-se para logo se reaproximarem.

Momentos marcantes: um monólogo em grego que, apesar de incompreensível para os não falantes da língua, se torna ainda assim poderoso, pela forma em que é apresentado; uma discussão acesa entre as performers que, suspeito, tem algo de realidade e da própria relação de ambas; uma mini instalação/statement com uma flor amarela e um orifício corporal; uma sessão de voodoo com um rolo de papel higiénico.

“Mosquito” faz-nos rir, mas também nos faz reflectir sobre as relações humanas e sobre o mundo em que vivemos, tão cheio de mudança e de opostos. Irreconciliáveis? Espero que não.

Mosquito, de Anthi Kougia & Mafalda Miranda Jacinto
Cartografias#1
30 setembro 2018
Espaço da Penha
Lisboa

Categorias: Performance

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *