Entrevistas é um título que remete para diálogos e conjuntos de pessoas – apesar disso, estas entrevistas não são mais do que a súmula de vários encontros apresentados por um único intérprete. Entramos na sala e vemos uma mesa bem iluminada onde, poucos minutos depois, o Tiago fará a sua aparição. Vemo-lo entrar com uma caixa de ovos e a primeira coisa que tento é descortinar que relação terão aqueles ovos com o título.

Num ambiente iluminado que nos lembra mais o conceito de interrogatório dada a dicotomia entre público e intérprete somos então levados a mergulhar nas histórias de vários emigrantes portugueses: as suas vidas, as suas motivações, os medos, as angústias. As histórias cruzam-se, quase que se tocam e, enquanto isso, os ovos tornam-se mediadores desta conversa: os pontos de fuga que nos permitem e ajudam a manter a serenidade quando temos de abordar temáticas melindrosas.

Usando alguns samples como separadores somos levados de uma história a outra – todas com a mesma génese: saída de um país para outro, saída de uma visão sem futuro para uma vida nova que nos faz sentir soltos do passado. Todas as histórias mostram, ao mesmo tempo, diferenças: a época em que cada travessia se fez, a idade que cada um dos emigrantes tinha, há quanto tempo dura esta separação, do que (ou de quem) estão separados.

No fim compreendemos que somos todos ovos de uma mesma caixa. Estamos de pé, agrupados numa comunidade, por vezes, desequilibramo-nos. Somos sujeitos a manipulações, somos sujeitos a pressões e muitas vezes quebramos. A “caixa” pode ir mudando, os que estão ao nosso lado podem ser uns ou outros mas no fim compreendemos que somos resultado do mesmo processo e que iremos desaguar todos ao mesmo mar.

Entrevista de Tiago Cadete ao Coffeepaste

Criação e interpretação: Tiago Cadete
Assessoria de imprensa: Mafalda Simões
Agradecimentos: Aos/as emigrantes portugueses entrevistados;
Acolhimento: Rua das Gaivotas 6 ; Festival Todos
Apoio: Turismo de Portugal; Polo Cultural das Gaivotas; Olga Roriz-Palácio Pancas Palha
Produção: Co-pacabana

Categorias: Performance

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *