A Coreia do Norte é o regime ditatorial mais opressivo e fechado do mundo. Pouco se sabe do que lá se passa, à exceção do que os órgãos oficiais decidem difundir.

Este país tem estado mais presente nas notícias ultimamente, muito por causa da sua relação de tensão com os Estados Unidos e o seu Presidente. Donald Trump e Kim Jong-un trocam regularmente acusações e ameaçam frequentemente com o argumento nuclear. São, por isso, dias instáveis para o planeta.

Em abril de 2012, José Luís Peixoto empreendeu uma viagem de duas semanas ao país, integrado num grupo restrito de visitantes, e teve a oportunidade de visitar locais onde nenhum turista ia há décadas.

O autor guia-nos numa viagem “dentro do segredo”, contando episódios que bem refletem a vida na Coreia do Norte, os seus costumes e o seu apegamento e dependência do líder. Monumentos imponentes, construções enormes, aldeias e vilas típicas, grandes manifestações, e demonstrações de afeto “espontâneas” pelos líderes são narrados por José Luís Peixoto ao longo do livro.

Esta foi a primeira incursão do autor na escrita de viagens. Depois disso publicou em 2016 “O Caminho Imperfeito”, também um relato de viagem, desta feita centrado na Tailândia e os Estados Unidos. Se apenas conhece José Luís Peixoto pelos seus romances, vale bem a pena uma incursão pela sua escrita de não-ficção.

Dentro do Segredo
de José Luís Peixoto
Edição: Quetzal Editores
(Comprar em wook.pt)

Categorias: Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *