Aurora Pinho iniciou o seu percurso na dança, mas agora trabalha também outras disciplinas, tais como a música, a instalação, as artes visuais, a poesia e a performance. Todas elas estão presentes em “Aurora de Areia”, o seu mais recente trabalho, que apresentou na Rua das Gaivotas6.

Começa por ser uma instalação vídeo, de pinturas e de fotografias, em que somos convidados a circular pela sala e a observar recortes da vida de Aurora, com vários graus de intimidade. Um monte de areia tem nele espetadas inúmeras fotografias do seu passado, como se nela se estivessem a enterrar.

A performance segue com as actuações dos convidados. No dia em que assisti foram Vaiapraia e Violeta Azevedo que nos brindaram com a sua arte.

A segunda parte do espectáculo é composta pela performance de Aurora propriamente dita. Entra e sai de palco várias vezes, com diferentes figurinos, e interpreta algumas músicas do seu repertório, sempre com um elevado grau de performatividade. Noutra secção, o público é interpelado e dá-se como que uma catarse, o que interpreto como um romper com o passado.

O espectáculo termina com uma performance dentro da performance: Aurora dança, rodeada pelo público, junto a uma parede onde é projectado um vídeo (explícito) de tempos idos.

O facto de o público poder circular no espaço e ser colocado numa posição mais vulnerável e visível acrescenta à tensão que a performer por vezes introduz e dá azo a que todas as sessões sejam diferentes.

Entendo este espectáculo como o fechar de um ciclo, em que Aurora Pinho nos mostra quem foi e quem agora é,  perspectivando o futuro da sua transformação. Aurora nasceu no corpo errado. Mas agora, e cada vez mais, sente-se bem na sua pele.

Aurora de Areia, de Aurora Pinho
10-12 maio 2018
Rua das Gaivotas6
Lisboa

direcção artística, concepção, música ao vivo, cenografia, fotografia, pintura, poema, vídeo e interpretação Aurora Pinho
desenho de Luz Diogo Mendes
figurinos e adereços Aurora Pinho, Jorge Bragada e Tiago da Costa
video art Carlota Flor e João Paulo Sousa
cabelos e make-up Jorge Bragada com Face Of/Kryolan
fotografia promocional Carlota Flor
Registo de Vídeo Carlota Flor e June Nash
apoio Espaço do Tempo e Rua das Gaivotas 6
produção Carolina Varela
agradecimentos Cecília Henriques, José Diogo Nogueira, Márcio Leite, Odete e Vânia Rovisco

artistas convidados
10 de Maio  June Nash, Diogo Espectro , Maroskas com Filipe Sambado
11 de Maio  Vaiapraia, Violeta Azevedo
12 de Maio Odete, Lil’Qt

Categorias: Performance

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *