Ser diferente. Causar desordem. Educá-la. A reacção que temos no inicio do espectáculo é de questionamento: “Como é que é possível?”. Depois vamos entendendo.

Mickaella Dantas é uma bailarina especial, que não deixou que as limitações que a vida lhe impôs lhe travassem uma carreira de sucesso na dança. Nesta “Educação da Desordem”, em dueto com a bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, mostra-nos isso mesmo.

Este espectáculo explora a área da dança, mas também da performance e da fotografia, com acenos ao mundo da publicidade. Teve a colaboração do fotógrafo Yves Callewaert e da escritora Patrícia Portela.

Num texto que acompanha a divulgação da criação, Clara Andermatt refere que nesta conferência/performance “introduzem-se temáticas relacionadas com a imagem, a publicidade, a ética e a biotecnologia, abrindo-se a outras que possam surgir e convocar relações entre arte, corpo, diferença e deficiência”.

O subtítulo da performance é “Projeto em mutação”. É assim um percurso em aberto. Houve dois ensaios abertos durante o processo criativo, e a peça não está fechada. Está em continua evolução. Para isso contribuem as conversas que acontecem logo após a performance, em que as criadoras procuram reacções do público em relação ao que acabou de assistir.

Será um lugar comum dizer que somos todos diferentes? Serão uns mais diferentes que outros? Todos somos únicos, e é essa diferença, aquilo que nos torna especiais, que Clara e Mickaella põem em palco e nos mostram de forma clara.

A Educação da Desordem, de Clara Andermatt e Mickaella Dantas
22 e 23 de junho 2018
NEGÓCIO ZdB
Lisboa

DIRECÇÃO E CONCEPÇÃO: Clara Andermatt
CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Clara Andermatt e Mickaella Dantas
COLABORAÇÃO: Patrícia Portela, Jonas Runa e Vitor Rua
FIGURINOS: Peças de Aleksander Protic
LUZES: Clara Andermatt e José Alvaro Correia
FOTOGRAFIA: Stéphane Bechaud com orientação de Yves Callewaert e Clara Andermatt
PRODUÇÃO ACCCA – Companhia Clara Andermatt
APOIO À DIVULGAÇÃO: Antena 2
ACCCA – Companhia Clara Andermatt é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGARTES e Câmara Municipal de Lisboa
AGRADECIMENTOS:  Companhia Maior; Luzeiro; Forum Dança; Carlos Gomes

Categorias: Dança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *